Os consumidores do Norte-Americanos já podem adquirir e consumir ovos pasteurizados com casca. A empresa “National Pasteurized Eggs” situada no Estado de Illinois, desenvolveu uma tecnologia que permite pasteurizar ovos inteiros sem provocar alterações organolépticas no produto final.
Trata-se de um processo que combina tempo e temperatura de um banho necessários para destruir todas as bactérias (morte 5-log) sem cozinhar o ovo. Este processo permite pasteurizar milhares de ovos e de diferentes tamanhos, ao mesmo tempo e no espaço de 1 hora. Após arrefecimento, o ovo é classificado com um “P” e distribuído a 45 ºF. Este processo patenteado e aprovado pela Agência Americana (FDA) permite destruir completamente todas as estirpes de Salmonela presente nos ovos.
Os grupos de maior risco, idosos e crianças, deverão consumir preferencialmente ovos bem processados e de preferência pasteurizados. Devem ser rejeitados ovos que apresentem na parte exterior sujidade ou fracturas da casca.
Segundo a FDA, são vendidos anualmente nos EUA cerca de 2,3 milhões de ovos contaminados com Salmonela. Segundo a mesma agência, a probabilidade de encontrar a bactéria Salmonella Enteritidis em ovos é de 1/20000, que originam aproximadamente 1.4 milhões de doenças por ano nos EUA.
Fonte: http://www.safeeggs.com/