O Comité Nacional do Leite (CNL) anunciou sábado, em Coimbra, que está a preparar um estudo e um plano estratégico para o sector dos queijos tradicionais portugueses (QTP), que será uma "espécie de Livro Branco" da área.
"É um modelo de análise e de intervenção que visa dar um retrato perfeito de um sector muito desorganizado", revelou Antonieta Quinta Queimada ao apresentar as linhas gerais deste projecto durante o IV Seminário CNL, sobre os "Novos Rumos para o Sector Leiteiro".
O diagnóstico já começou a ser feito com uma caracterização actualizada do sector, coligindo dados dispersos e apurando outros que não existem, sobre as unidades produtivas, o leite e as condições de transformação, distribuição e marketing, adiantou a técnica, membro do CNL e assessora principal do Ministério da Agricultura.
A quantidade, caracterização e diversificação do produto (os QTP) e as tendências do mercado externo são outros vectores a estudar no âmbito deste «Livro Branco», que vai tratar também as questões da formação e investigação e a legislação existente.
"Depois disto será possível identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades, as ameaças, numa análise SWOT (Strengths and Weaknesses, Opportunities and Threats), para elaborar propostas concretas de intervenção", disse ainda na sua intervenção, subordinada ao tema "D'encontro aos QTP – Proposta de desenvolvimento para o sector".
De acordo com Antonieta Quinta Queimada, trata-se de "um projecto extremamente ambicioso", no qual o Comité Nacional do Leite – uma associação sem fins lucrativos fundada em 1999 – se encontra "muito empenhado".
O seminário, que decorreu durante dois dias na Escola Superior Agrária de Coimbra, foi encerrado hoje pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica, Mattamouros Resende, e pelo presidente do Comité Nacional do Leite, João Cotta Dias.
Fonte: AgroPortal