Bruxelas Discute Autorização da Colza Transgénica “GT73”
Entre hoje e amanhã, os ministros do Ambiente da União Europeia debaterão, em Conselho, a autorização da comercialização da colza transgénica “GT73” embora não se espere nenhuma decisão, já que não existe maioria qualificada nem para aprová-la nem para rejeitá-la.
Bruxelas apresentou no passado dia 9 de Setembro uma proposta para permitir que este Organismo Geneticamente Modificado (OGM) seja importado e transformado em território comunitário.
Contudo, nas reuniões já estabelecidas nunca se chegou a um consenso suficiente para aprovar ou não as propostas, explica agora a Comissão Europeia.
Entre os países que se opõem estão a Áustria, Luxemburgo e Itália, enquanto a Holanda, Reino Unido e Suécia se manifestam a favor.
Uma postura mais ambígua é adoptada pela França, Portugal e Alemanha, enquanto a Espanha se abstém.
Cientistas Franceses Aprovam Milho Transgénico MON 863
Depois da realização de experiências detalhadas, a Comissão de Engenharia Biomolecular francesa anunciou a aprovação do milho transgénico MON 863.
Os cientistas franceses concluíram que esta variedade de milho é tão ou mais segura do que as variedades condicionais, uma conclusão que a Agência Europeia de Segurança Alimentar havia divulgado em Abril último.
No entanto, na altura, as experiências de cientistas franceses revelaram anomalias nos animais alimentados com o milho transgénico, que se veio a constatar serem de natureza regular.
Fonte: Agrodigital e Infoagro