Um responsável da ONU afirmou ontem em Hanói que a gripe das aves constitui uma “espada de Dâmocles” no plano económico e humano, que exige uma reacção simultaneamente urgente e prolongada.
O director da divisão de Saúde Animal da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla inglesa), Joseph Domenech, fez este alerta mas manifestou esperança de que o mundo em breve possa apreender o perigo a longo prazo apresentado pelo vírus H5N1, que já matou 45 pessoas na Ásia desde 2003.
Domenech salientou que “hoje estão criadas as condições para que a comunidade internacional considere que o vírus constitui uma enorme espada de Dâmocles, em termos de saúde pública e de economia rural”.
A expressão “espada de Dâmocles” é usada para assinalar a existência de uma ameaça ou de um perigo iminente.
A gripe das aves vai ser objecto de uma conferência regional marcada para a cidade de Ho Chi Minh (ex-Saigão), a ter lugar entre 23 e 25 de Fevereiro.
“A conferência em Ho Chi Minh vai clarificar esta tomada de consciência de que temos de lutar com urgência e durante muito tempo”, acrescentou ainda.
Fonte: AgroPortal