A cooperativa Kiwicoop desenvolveu um estudo, na Bairrada, sobre a cultura do kiwi em Portugal, sendo este o primeiro projecto de experimentação e investigação sobre este fruto no país.
O estudo concluiu que o kiwi amadurece mais rapidamente se for armazenado com frutos que produzem etileno, como é o caso das maçãs e bananas, e a sua colheita deve ser efectuada em dias sem chuva, para que as doenças de conservação sejam impedidas de ocorrer.
Fernando Pinhal, presidente da Kiwicoop, explicou que esta empresa é a única em Portugal que se dedica exclusivamente ao sector, detendo uma quota de mercado da ordem dos 25 %. Para o responsável, os resultados do estudo deverão ser uma ferramenta no processo de formação dos agricultores.
O responsável afirmou que «é importante que os produtores se apercebam que o sucesso da kiwicultura na Bairrada não é um dado adquirido e eterno». Fernando Pinhal acrescentou que «o sucesso só será uma certeza quando se produzir com qualidade e em quantidade, preservando o meio ambiente».
Para o presidente da Kiwicoop estas são condições essenciais para garantir a posição competitiva dos produtores nacionais face a um mercado cada vez mais exigente, particularmente ao nível dos produtos do Oriente. Uma das soluções é a experimentação e a implementação de diferentes técnicas de cultivo e conservação.
Fonte: Jornal de Notícias