A Comissão Europeia anunciou que, até ao final da semana, a União Europeia deverá adoptar medidas para prevenir a importação de organismos geneticamente modificados que não estejam aprovados.
A decisão surgiu na sequência da detecção de uma variedade de milho transgénico não aprovada – Bt-10 – nas importações oriundas dos Estados Unidos de milho Bt-11. O incidente foi anunciado em Março pela empresa responsável, a Syngenta, e, mediante a inexistência de equipamento para a identificação das variedades transgénicas importadas, a União Europeia entendeu ser necessário a tomada de medidas.
O Executivo comunitário deverá propor a obrigatoriedade de apresentação de um certificado que garanta que os produtos importados são inteiramente autorizados. Esta medida deverá afectar outras empresas para além da Syngenta, mas ainda não está claro o alcance das intenções da União Europeia.
A Comissão Europeia já solicitou à Syngenta que forneça um método de distinção entre as variedades de milho Bt-11 e Bt-10, mas, até ao momento, a empresa ainda não o fez.
Fonte: Reuters e Confagri