O Vietname está a considerar o abate sanitário de patos selvagens portadores do vírus da gripe das aves e alegadamente responsáveis pelo contágio de aves domésticas. Alguns especialistas apontam esta medida como a única forma de conter a doença.
Sabe-se que os patos são portadores silenciosos da gripe das aves, ou seja, não mostram quaisquer sinais da doença, mas transmitem-na às aves que deles se aproximam. Com os métodos de criação de aves orientais antigos, em que as aves são criadas a céu aberto, as possibilidades de contágio são muito altas.
Na segunda-feira passada, Cão Duc Phat, ministro da Agricultura do Vietname, admitiu que os patos selvagens em que fosse diagnosticada a estirpe H5N1 terão de ser abatidos, mas aqueles em que apenas se detectar H5 deverão ser apenas isolados para que se continuem as investigações.
O governo está preocupado com os custos de uma operação de abate dos patos selvagens que se encontram no Vietname, não apenas para os agricultores, mas para o Estado vietnamita em si. O país já solicitou ajuda internacional e já admitiu que não espera conter a gripe das aves antes de 2007.
Fonte: Reuters e Confagri