Enquanto na Ásia se registou a morte de mais uma pessoa infectada com a gripe das aves, dez explorações do norte da Itália detectaram, ontem, uma estirpe do vírus de baixo risco patogénico.
Desconhece-se para já o número de animais que contraíram a doença, no entanto sabe-se que as aves infectadas são perus. No entanto, as autoridades já asseguraram que «estas descobertas não constituem qualquer risco para a saúde pública».
As autoridades italianas já anunciaram a implementação de programas de vacinação e o abate sanitário de cerca de 180 mil perus. Um responsável do departamento de saúde animal explicou que «os regulamentos internacionais não nos obrigam sequer a notificar casos de vírus de baixo risco, mas preferimos fazê-lo para sermos correctos e prevenir que, a prazo, se torne de alto risco».
Entretanto, a Rússia já anunciou que vai embargar as importações avícolas italianas por motivos de segurança. As autoridades portuguesas não quiseram, para já, comentar, mas garantiram que o caso se encontra em análise ao nível da União Europeia.
Fonte: Jornal de Notícias