A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) anunciou hoje a conquista, num concurso em França, de quatro medalhas por vários vinhos de viticultores independentes da região.
Esta distinção, atribuída pela Confederação Europeia de Viticultores Independentes, "é importante para os produtores na medida em que dá a conhecer a importantes públicos europeus e reforça a imagem externa dos vinhos e dos agentes económicos nos mercados internacionais".
Os vinhos dos viticultores independentes distinguem-se dos restantes pelo facto de os seus produtores apenas engarrafarem vinhos produzidos com uvas das suas próprias vinhas, em adega própria e exclusiva.
Três variedades de vinho verde da Casa de Oleiros conquistaram, no 16º Concurso Anual de Vinhos da Vignerons Indépendants de France, em Blois, uma medalha de ouro (Vinho Verde Azal 2004) e duas de prata (Vinho Verde Padernã 2004 e Vinho Verde 2004, assemblage, branco).
A quarta medalha, de bronze, foi atribuída ao Vinho Verde Loureiro 2003, da Quinta do Ameal.
Segundo a CVRVV, à Confederação Europeia de Viticultores Independentes cabe, entre outras actividades, representar junto das autoridades de Bruxelas, os vinhos de quinta dos viticultores independentes de toda a Europa.
Fonte: Lusa