A Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) vai reunir quarta-feira com vários parceiros públicos e privados com o objectivo de promover estilos de vida saudável e prevenir a obesidade, afirmou a directora-geral da organização, Isabel Sarmento.
A responsável afirmou que a indústria alimentar «está preocupada com o aumento da obesidade, que atinge um número cada vez maior de adultos e crianças».
A FIPA considera que «é um problema pluridisciplinar», cuja solução passa por «parcerias e políticas integradas a todos os níveis da sociedade».
A Federação pretende auscultar vários parceiros e calendarizar acções, nomeadamente com os seus 13 sócios efectivos e os Ministérios da Saúde e da Educação.
Acrescentou ainda que «pretendemos promover estilos de vida saudável e se o esforço for comum será mais eficiente e isso é uma atitude nova na sociedade portuguesa».
De acordo com Isabel Sarmento, as pessoas «têm consciência que existe o problema da obesidade, mas cada um deita as culpas para o parceiro do lado».
No seminário «Obesidade Infantil: uma nova Epidemia», realizado em Maio, o ministro da Saúde defendeu o envolvimento de todos os ministérios no combate à obesidade infantil, por considerar que este é um problema em que toda a sociedade deve estar empenhada.
Correia Campos defendeu que «a Saúde enquanto pasta deve empenhar-se na resolução deste problema mas também a Educação, a Indústria, o Comércio e a Economia».
De acordo com a Comissão Europeia, Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças com excesso de peso, tendo mais de 30% dos menores com idades entre os sete e os 11 anos com taxas de peso a mais e obesidade.
Fonte: Diário Digital