19 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Comunicado da APSA: Brucelose
2005-08-11

Tendo surgido, recentemente, casos de brucelose na região de Leiria, atribuídos ao consumo de queijo fresco produzido a partir de leite cru, a APSA considera oportuno informar:

a) A Brucelose, também conhecida por Febre-de-Malta, é uma doença de animais como as vacas, as ovelhas, ou as cabras, que pode ser transmitida ao Homem. É causada por bactérias do género Brucella e a sua transmissão é feita através do contacto directo com animais infectados e através do consumo de leite cru proveniente de animais infectados, ou dos seus derivados, como queijos frescos ou mal curados.

b) Os sintomas da doença incluem febre contínua de duração variável, mal-estar, dores de cabeça, fraqueza, calafrios, dores nas articulações, ou mesmo perda de peso. Nos casos mais graves pode afectar o coração, os rins e articulações. Estes sintomas podem durar meses ou mesmo anos se não for efectuado um tratamento adequado.

c) Para evitar a contracção desta doença os consumidores devem tomar algumas precauções:

Nunca beber leite não pasteurizado;

Não consumir queijo fresco feito a partir de leite não pasteurizado;

Evitar o consumo de queijos de leite cru não certificados (como os queijos da Serra, de Serpa, de Castelo Branco, ou da Ilha), uma vez que só a certificação garante que foram sujeitos a tempos de cura suficientes para eliminar as bactérias indesejáveis; e

Evitar o consumo de outros derivados de leite não pasteurizado.



Fonte: APSA – Agência Portuguesa de Segurança Alimentar

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt