A Indonésia confirmou hoje uma sexta morte devido à gripe das aves e o governo anunciou ter encomendado mais de meio milhão de doses do único medicamento eficaz contra o vírus, que estarão disponíveis esta semana.
A sexta vítima confirmada da doença na Indonésia é uma menina de cinco anos, falecida quarta-feira num hospital de Jacarta.
Um teste médico sanguíneo confirmou que a criança morreu depois de ter sido contaminada pelo vírus da gripe das aves, indicou hoje Nyoman Kandun, director do departamento de doenças infecciosas do Ministério da Saúde.
Algumas horas antes, as autoridades sanitárias tinham anunciado a morte de uma mulher de 27 anos, cujo teste sanguíneo também revelou positivo à gripe das aves.
Esta mulher tinha estado em contacto com aves antes de ser admitida no hospital.
Nyoman Kandun revelou existirem outras 10 pessoas confirmadas com a doença, embora algumas delas "não apresentem os sintomas habituais".
Kandun acrescentou que 34 pessoas foram hospitalizadas com sintomas de gripe das aves em todo o país.
O ministro indonésio da Saúde, Fadila Supari, disse hoje que mais de 200.000 doses do único medicamento que até agora se mostrou eficaz contra o vírus nos humanos, comercializado como "Tamiflu", estarão disponíveis terça-feira e outras 400.000 na sexta-feira.
Supari disse que a encomenda, suficiente para tratar 40.000 pessoas, mostra que o governo tem a situação "sob controlo".
A gripe das aves já matou um total de 65 pessoas desde 2003 no sudeste asiático.
Além dos seis mortos confirmados na Indonésia, o quarto país mais povoado do mundo, morreram devido à doença 43 pessoas no Vietname, 12 na Tailândia e quatro no Camboja.
Fonte: Portugal Diário