O grande vencedor da terceira edição do Water Reuse Europe Innovation Prize foi o projeto VIRA, da Águas do Tejo Atlântico. Criado em 2017, este prémio tem como objetivo distinguir profissionais que estão a desenvolver projetos e iniciativas disruptivas que promovem a reutilização da água na Europa.
A VIRA é uma cerveja artesanal fabricada a partir de água reciclada (água+), que passou por um tratamento complementar através de ozonização e osmose inversa, sendo por isso 100% para consumo. Para a produção desta cerveja, a Águas do Tejo Atlântico, juntou-se à Moinhos Água e Ambiente, responsável pelo tratamento complementar da água+, e à Cerlinx, produtora artesanal da cerveja Lince.
“A reutilização de água é um fator constante no mundo desde a sua existência. Hoje é determinante para enfrentar as alterações climáticas e os seus fatores extremos associados – seca prolongada e inundações. As Fábricas de Água permitem VIRAR a página do futuro no setor da água, reciclando e produzindo água+ com a qualidade adequada para cada finalidade.”, explicam em comunicado.
Fonte: Greensavers