A situação epidemiológica da Peste Suína Africana (PSA) na União Europeia (EU) foi agravada com a introdução da PSA em javalis num novo estado-membro, anteriormente considerado livre, a Suécia e também ao elevado número de focos de PSA em suínos, em especial na Bósnia-Herzegovina e na Croácia.
Atendendo a este agravamento da situação epidemiológica da PSA na Europa e no mundo, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária publica a nota informativa n.º 3/2023/PSA que tem como objetivos sensibilizar todos os intervenientes para que reforcem as medidas preventivas de forma a evitar a introdução do vírus da PSA em território nacional, bem como de relembrar que é obrigatória a notificação de qualquer suspeita ou ocorrência de PSA em suínos e javalis.
Consulte o mapa com a distribuição espacial dos focos de PSA na Europa, desde o início de 2023.
Apelamos ainda, ao uso da aplicação de Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens (ANIMAS) para a notificação de javalis encontrados mortos em espaços naturais, que se encontra acessível em https://animas.icnf.pt.
A informação sobre o ANIMAS está também disponível no portal da DGAV na página dedicada às Notificações de Animais mortos e no vídeo sobre a ANIMAS – Plataforma – YouTube.
Colabore e divulgue a nota informativa n.º 3/2023/PSA sobre a Peste Suína Africana (PSA).
Consulte a informação atualizada na Doenças dos Suínos – Peste Suína Africanapágina dedicada às .
Fonte: DGAV