Tem sido veiculado pela comunicação social nos últimos dias, a existência de um caso de morangos contaminados por vírus eventualmente provenientes de Marrocos para Espanha.
Não existem até ao momento quaisquer evidencias de distribuição para Portugal destes produtos e no âmbito das competências da ASAE na Comunicação dos Riscos na cadeia Alimentar, importa informar o seguinte:
1. O Sistema Europeu de Segurança Alimentar está bem implementado e funciona, razão pela qual, o problema dos morangos distribuídos em Espanha e provenientes de Marrocos foi detetado e circunscrito.
2. Não foram identificados morangos contaminados no circuito comercial em Portugal.
3. Ainda assim, a ASAE manter-se-á atenta e a monitorizar a situação, tomando, se for caso disso as devidas medidas cautelares.
Apesar de não haver motivo para preocupação em Portugal em relação ao consumo de morangos, é importante relembrar algumas práticas que ajudam a controlar a possibilidade de haver contaminação humana por via alimentar, como sejam a higiene frequente das mãos, limpeza e desinfeção de superfícies que contactem com os alimentos e o correto manuseamento de alimentos, com especial atenção para a lavagem cuidada dos alimentos que são consumidos crus.
Fonte: ASAE