A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) irão realizar, no final do mês de Maio, uma conferência sobre a inocuidade dos alimentos na Ásia e no Pacífico. O objectivo é atender às necessidades dos Estados Membros em matéria de orientação sobre políticas e criação de capacidade no âmbito da inocuidade dos alimentos.
Os delegados que assistiram à 13.ª reunião do Comité Coordenador do Codex para a Ásia, em Setembro de 2002, recomendaram a OMS e a FAO a realizarem uma Conferência Regional sobre inocuidade dos alimentos na Ásia e no Pacífico. Esta recomendação coincide com a sugestão dos participantes do primeiro Fórum Mundial FAO/OMS de Autoridades de Regulamentação sobre inocuidade dos alimentos, realizado em Janeiro de 2002 em Marrakech, Marrocos.
Esta conferência tem como objectivos a abordagem de questões importantes para todos os países da região da Ásia e do Pacífico, facilitar o debate sobre as mesmas, identificar medidas práticas e formular recomendações para a criação de apoio à inocuidade dos alimentos. Adicionalmente, pretende procurar oportunidades para a cooperação regional no âmbito da agricultura, indústrias agro-alimentares, comércio de produtos alimentares, saúde pública e protecção dos consumidores.
Também se pretende proporcionar um plataforma para uma ampla cooperação e para o mútuo entendimento, assim como promover um maior intercâmbio de informações a todos os níveis, com o objectivo de melhorar a transparência e a obtenção de uma comunicação mais eficaz com os consumidores, produtores e indústria.