Este ano, Portugal realizou mais de 3200 análises à gripe das aves e todos os resultados foram negativos, revelou ontem Fernando Bernardo, subdirector-geral de veterinária.
De acordo com o mesmo responsável, “do plano de vigilância que todos os anos é aprovado pela Comissão Europeia ficou definido que este ano tínhamos de analisar 5400 amostras, entre diferentes grupos de aves. A taxa de execução é, neste momento, de 60 por cento e todos os resultados se têm confirmado negativos”.
Em 2003, o número de análises foi menor – 2434 amostras de aves -, no entanto todos os resultados foram igualmente negativos.
Ontem, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que está a examinar um “provável” primeiro caso de contaminação por transmissão humana da gripe das aves na Tailândia, doença que este ano já matou 29 pessoas na Ásia.
A este propósito, o subdirector-geral de veterinária disse que a questão da gripe das aves nos humanos “está a adquirir uma importância que antes não tinha”.
Explicou ainda que “depois das aves, começámos a preocupar-nos com os porcos, por poderem albergar os dois tipos de vírus, quer o da gripe das aves como o da gripe humana. No caso dos humanos, pode pensar-se que também funcionem como vaso de mistura dos dois vírus”.
Apesar destas preocupações, Fernando Bernardo salientou que a Comissão Europeia tem tomado “todas as medidas de prevenção” para evitar que a doença entre na Europa.
Embargo aos produtos avícolas asiáticos
“Neste momento, ainda vigora um embargo aos produtos avícolas de nove países do sudeste asiático onde se têm registado casos da doença”, lembrou.
O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Mário Durval, considerou também que Portugal não deve temer um surto de gripe das aves, uma vez que o sistema de alerta das autoridades europeias é seguro.
Mesmo que a OMS confirme o primeiro caso de transmissão das gripe das aves de pessoa para pessoa, Mário Durval considerou que “muito dificilmente” esta doença se alastrará como uma gripe normal.
O vírus da gripe aviária atingiu a China, Japão, Coreia do Sul, Vietname, Tailândia, Cambodja, Taiwan, Indonésia, Paquistão e Laos.
Gripe das aves
Esta gripe é uma zoonose – doença comum aos animais e humanos – com uma especial incidência na Ásia, devido à forma como as aves para consumo humano são vendidas: vivas e em mercados de grande dimensão e, em muitos casos, sem condições de higiene adequadas.
Fonte: Público