Markos Kyprianu, comissário europeu da Sanidade, solicitou às autoridades russas que restabeleçam as importações de hortícolas e plantas dos países da União Europeia (UE), que estão restringidas até ao momento.
Kyprianu esteve reunido com Sergei Dankvert, o responsável do Serviço Veterinário e Fitossanitário russo, para abordar as proibições impostas pela Rússia à entrada de hortícolas e plantas de vários países comunitários, mais precisamente da Alemanha e Holanda, por, segundo eles, conterem determinadas pragas, informou a Comissão Europeia (CE), em nota de imprensa.
Segundo fontes do sector, «também já se restringiu a entrada de produtos da Estónia e a partir da próxima semana as proibições serão aplicadas às plantas belgas».
Da parte russa, Dankvert ressaltou ao comissário europeu as suas «preocupações» pelos problemas fitossanitários, indica a CE, no comunicado.
Os dois responsáveis, acordaram continuar as negociações e expressaram esperança em encontrar uma solução «vantajosa» para as duas mesmas partes.
No entanto, e até lá, Kyprianu sugeriu à Rússia que estabeleça uma acordo com os países afectados pelas proibições, para que seja possível continuar o comércio, até que se consiga um «compromisso global».
Fonte: Infoagro