06 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Canadá Detecta Terceiro Caso de EEB
2005-01-12

Foi detectado o terceiro caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) num animal proveniente da província de Alberta, no Canadá. Neste caso, o animal tinha menos de sete anos, o que significa que nasceu depois da proibição de alimentos compostos por partes animais.

A Agência de Inspecção Alimentar canadiana adiantou que nenhuma parte do animal infectado ingressou na cadeia alimentar. A descoberta foi feita apenas dez dias depois da detecção do segundo caso de EEB, mais conhecida por doença das “vacas loucas”.

De acordo com as explicações das autoridades, já se esperava a detecção de alguns casos da doença, uma vez que os testes utilizados são mais rigorosos. O problema estaria na detecção de casos de animais muito jovens e não tem sido esse o caso.

As consequências da detecção deste terceiro caso de encefalopatia espongiforme bovina no Canadá, já se fazem sentir sendo que o Ministério da Agricultura Ucraniano já anunciou a proibição de todas as importação de carne de vaca proveniente do Canadá.

Depois de ter passado uma grave crise durante o ano passado, o sector da carne de bovino canadiano encontra-se agora no mais baixo nível de sempre.

Esta situação advém da suspensão das exportações canadianas para os Estados Unidos, em 2003 logo após a detecção de um primeiro caso de EEB. Sendo os Estados Unidos, o principal mercado do Canadá, o embargo custou milhares de milhões de dólares aos produtores. Os norte-americanos haviam já anunciado o levantamento do embargo, no entanto, mediante esta nova situação, é possível que essa decisão seja adiada.



Fonte: Confagri e Agrisalon

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt