07 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Vinho e Cerveja Previnem Doenças Cardiovasculares
2005-03-02

Ontem, em Vila Nova de Gaia, especialistas em alimentação saudável defenderam que o consumo moderado de bebidas alcoólicas às refeições, como a cerveja ou o vinho, pode agir como agente preventivo de doenças cardiovasculares.

No âmbito da “Tertúlia do Coração”, organizada pela Federação Portuguesa de Cardiologia, o professor Daniel Serrão declarou que “há bastantes resultados científicos actuais que indicam que o vinho como elemento da dieta tem benefícios para as artérias”.

O especialista realçou que “o álcool faz mal”, mas não deixou de destacar que existem componentes do vinho, existentes primariamente na casca da uva, que trabalham para o reforço das artérias, diminuindo a probabilidade de ocorrência de um enfarte do miocárdio.

José Machado Cruz, do Instituto de Bebidas e Saúde, explicou, no que diz respeito à cerveja, que a bebida “apresenta algum benefício, desde que seja bebida moderadamente”. Os benefícios verificam-se ao nível da circulação sanguínea. A vantagem da cerveja face ao vinho prende-se com as substâncias antioxidantes que a constituem, que são “protectores da área circulatória”.

Os efeitos benéficos da cerveja não são, contudo, iguais entre os sexos. Machado Cruz explicou que o consumo de três “imperiais” ou “finos” para o homem é positivo, mas a mulher deve reduzir a dose para metade por uma questão de metabolismo.



Fonte: Jornal de Notícias

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt