Um enfermeiro vietnamita terá contraído a gripe das aves, um facto que, a confirmar-se, aumenta a preocupação internacional com o potencial infeccioso do vírus.
Até agora, o vírus só havia infectado humanos que tinham entrado em contacto directo com aves e apesar de as autoridades do Vietname ainda não terem determinado a forma como esta vítima terá sido infectada, o caso do enfermeiro poderá ser a confirmação da mutação do vírus e, nesse caso, a doença poderá transmitir-se de pessoa para pessoa.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não se pronunciou sobre a morte do enfermeiro, mas, a 7 de Março, a organização confirmou a detecção de quatro novos casos de gripe das aves no Vietname, incluindo uma morte.
O professor Karl Nicholson da Universidade de Leicester, no Reino Unido, afirmou que o enfermeiro «pode ter sido infectado, mas esta não é a norma. Não quer dizer, necessariamente, que este é o começo de uma nova pandemia».
Nicholson adiantou que o vírus da gripe das aves tem ainda que se combinar com o vírus da gripe humana para se tornar tão perigoso quanto uma pandemia.
Fonte: Nature e Confagri