As casas de vinho do Porto Taylor's, Fonseca, Croft e Delaforce, do grupo The Fladgate Partnership, anunciaram a sua decisão de declarar o "Vintage 2003", resultado de um ano climatérico «perfeito» no Vale do Douro.
A denominação vinícola "Vintage" indica que, no ano a que se reporta, foi conseguida uma colheita de qualidade superior.
O grupo refere, em comunicado, que os vinhos de 2003 mostraram- se, desde logo na sua fase inicial, «muito promissores», devido à combinação de condições «excepcionais» de crescimento e maturação das uvas durante o período.
De acordo com o grupo vinícola, o lote conseguido apresenta-se «encorpado e robusto», como seria de esperar de um ano quente e seco como o de 2003.
Neste ano, explica, após um Inverno chuvoso que repôs as reservas de água no solo, seguiram-se condições para a floração e, depois, um Verão «muito quente e luminoso».
A ligeira precipitação no final de Agosto, seguida de um tempo limpo e ensolarado durante todo o tempo da vindima foi também benéfica para a declaração de ano "Vintage", acrescenta.
Fonte: Lusa