19 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Cientistas Decifram Código Genético do Arroz
2005-08-10

Uma equipa internacional de cientistas conseguiu decifrar o código genético do arroz, o que poderá melhorar as culturas de um cereal que alimenta mais de metade da população mundial.

Trata-se da primeira planta de cultivo a ter o seu genoma sequenciado, o que significa que os cientistas identificaram praticamente todos os 389 milhões de blocos de construção do seu ADN.

Algumas sequências desses blocos químicos formam genes, como as letras formam palavras.

Um dos líderes do projecto, W. Richard McCombie, do Cold Spring Harbour Laboratory de Nova Iorque, afirmou que este avanço científico ajudará a criar novas variedades de arroz com maior produtividade, conteúdo nutricional mais rico e melhor resistência à doenças e pestes.

O investigador disse ainda que "isto vai ajudar as pessoas a encontrar genes e provavelmente a melhorar as colheitas dentro de dez anos".

Este trabalho, publicado na edição de quinta-feira da revista científica britânica Nature, é da autoria do Projecto Internacional de Sequenciação do Genoma do Arroz, criado em 1998 por iniciativa de investigadores japoneses, com a participação de 10 países.

No artigo, os cientistas estimam em 37.544 o número de genes do arroz, mas consideram que este número deverá ser revisto em novas investigações. Em comparação, os seres humanos têm apenas entre 20.000 e 25.000 genes.

Na perspectiva dos investigadores, a sequenciação do genoma do arroz será crucial para o aumento da produtividade desta cultura, que, para satisfazer a procura, deverá crescer 30 por cento nos próximos 20 anos.

Além do Japão e dos Estados Unidos, participam neste projecto cientistas do Brasil, China, Coreia do Sul, França, Índia, Reino Unido, Taiwan e Tailândia.



Fonte: Lusa

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt