Chama-se #PlantHealthForLife e é uma campanha promovida pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar para promover a ligação entre a saúde das plantas e o nosso quotidiano e alertar para o impacto das doenças das plantas na segurança alimentar, economia e ambiente.
As plantas têm uma importância multidimensional: libertam oxigénio, são uma das fontes primárias de alimentos, são a base dos ecossistemas e fornecem habitats para muitos organismos, atenuam as alterações climáticas pela absorção do dióxido de carbono e ajudam a fixar o solo. Para além disso, contribuem para a robustez do setor agrícola, criando oportunidades de emprego e dinamizando as economias locais.
A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar deixa, por isso, recomendações gerais para o público. Uma delas é fazer viagens responsáveis, ou seja, não trazer plantas, flores, sementes, frutos ou vegetais de países exteriores à União Europeia, como forma de evitar trazer pragas. Tal não significa que a compra destes artigos não possa ocorrer, até online, mas quando for o caso, o comprador deve solicitar um certificado fitossanitário que mostra que as plantas foram inspecionadas e estão livres de pragas e doenças. Apela-se também ao contributo para a educação da geração seguinte, conversando sobre a importância das plantas logo desde a infância.
Visite o site da campanha aqui.
Fonte: TecnoAlimentar