05 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Vitamina D contra cancro de pele
2009-10-07
Qualfood

Níveis elevados de vitamina D estão associados à diminuição da severidade das lesões e a um menir índice de mortais em pessoas que sofrem de cancro de pele, revela um estudo realizado por investigadores da University of Leeds, na Inglaterra.

No estudo, publicado no Journal of Clinical Oncology, foram analisados os dados clínicos de 872 indivíduos que sofriam de melanoma e foram relacionados os níveis de vitamina D com a severidade das lesões bem como com a taxa de sobrevivência sem recaídas a este cancro.

O estudo revelou que níveis elevados de vitamina D estavam associados a lesões menos severas e a uma menor taxa de recaídas.

O melanoma é a causa da maioria das mortes por cancro de pele, embora represente menos de 5% dos casos de cancro.

A melhor forma de prevenir o aparecimento do melanoma é evitar a exposição solar excessiva e, de acordo com os resultados deste estudo, aumentar os níveis de vitamina D.

Julia A. Newton-Bishop, co-autora do estudo, sugere que, para aumentar os níveis de vitamina D, as pessoas que sofrem de melanoma devem ingerir suplementos diários e consumir alimentos ricos nesta vitamina.

A vitamina D pode ser obtida através de alguns alimentos como a gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixes como a cavala, o salmão, o arenque, a sardinha e o atum.

A carência desta vitamina parece ter também um papel importante no desenvolvimento de várias patologias.

Níveis baixos desta vitamina têm sido associados a vários problemas de saúde, nomeadamente doenças cardiovasculares, ocorrência de infecções e baixa densidade óssea.

Fonte: Saúde na Internet

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt