06 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Carência de vitamina D provoca hipertensão
2009-10-13
Qualfood

Cerca de 20% dos casos de hipertensão em mulheres estão associados ao descontrolo dos níveis da pressão arterial devido à carência de vitamina D no organismo, segundo revela um estudo norte-americano, realizado pela Universidade de Michigan.

Durante um ano foram observadas mais de 550 mulheres com carência de vitamina D, que responderam a questionários sobre hábitos de vida e dados como altura, peso e casos de hipertensão na família.

Aproximadamente 20% das voluntárias que foram monitorizadas apresentaram grande redução da pressão após a reposição da vitamina.

Segundo os investigadores, a vitamina D é um dos principais responsáveis pelo controlo da tensão arterial nas mulheres.

Com a carência de vitamina, o organismo feminino faz um esforço três vezes superior para manter o seu equilíbrio circulatório e acaba sobrecarregando algumas funções como a irrigação das artérias, o que leva a um aumento na pressão e desconfortos, como tontura e transpiração excessiva.

A nutricionista Daniela Jobst, explica que a falta de vitamina D também é bastante associada à obesidade, o que aumentaria o risco das pacientes desenvolverem hipertensão.

Mulheres com insuficiência de vitamina D são significativamente mais pesadas, com um maior índice de massa corporal e de gordura abdominal, do que as mulheres com níveis normais da vitamina, o que deixa o organismo mais propenso à pressão alta.

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como a manteiga, gema de ovo, fígado, entre outros, mas a sua principal fonte é a luz solar.

Fonte: Sapo Saúde e Gazetaweb

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt