06 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Água e leite desnatado previnem crises de gota
2009-10-23
Qualfood

O consumo de água e leite desnatado podem ajudar a reduzir as crises de gota, revela um estudo realizado por investigadores da University of Auckland, na Nova Zelândia, liderados pela reumatologista Nicola Dalbeth.

O estudo, recentemente apresentado no encontro anual do American College of Rheumatology, avaliou 535 pessoas que tinham sofrido de uma crise de gota recentemente.

Os investigadores verificaram que o facto de os participantes terem bebido entre cinco a oito copos de água nas 24 horas anteriores à pesquisa estava associado a um risco 40% menor de ter uma crise da doença, em oposição aos que tinham ingerido apenas um copo ou nenhum.

Estudos anteriores já tinham demonstrado que o leite desnatado poderia ajudar a reduzir os riscos de gota.

Os investigadores decidiram aferir os mecanismos que conduzem a esta diminuição do risco da doença. Foi então verificado, em 16 voluntários, que o leite desnatado reduzia em 10% os níveis de ácido úrico na urina num período de três horas, enquanto o consumo de leite de soja estava associado a um aumento nos níveis do ácido ligado às crises de gota.

Para os autores, a protecção oferecida pelo leite poderá ser atribuída à vitamina B13, responsável pela remoção do ácido úrico dos rins.

Segundo os investigadores, embora o aparecimento da doença tenha uma forte componente genética, o estilo de vida também pode contribuir para o aparecimento da condição. E nessa perspectiva, a desidratação é considerada um factor desencadeante das crises.

Fonte: Saúde na Internet

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt