07 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Relação entre a Vitamina D e o cancro
2009-12-15
Qualfood

Em doentes com um tipo específico de linfoma, os níveis de vitamina D, parecem estar relacionados com o avanço do estado do cancro e com a probabilidade de sobrevivência, segundo um estudo da Mayo Clinic, nos EUA.

Matthew Drake, líder da investigação, realça que se trata do estudo mais conclusivo relativo à relação entre a vitamina D e o cancro.

Este estudo contou com a colaboração de 374 pacientes diagnosticados com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB), a forma mais comum de linfoma.

Os resultados do estudo revelam que 50% dos pacientes não apresentavam níveis normais de vitamina D no organismo, sendo que, nestes doentes, foi observado um risco 1,5 vezes maior de progressão da doença.

Durante o período de estudo, foi também observado que, o risco de morte entre os pacientes com carência de vitamina D foi o dobro do verificado para os pacientes que apresentavam níveis normais de vitamina D.

Segundo Drake, o papel da vitamina D no aparecimento ou progressão do cancro é desconhecido. Contudo, é certo que esta vitamina desempenha um papel na regulação do crescimento celular, entre outros processos importantes na limitação dos tumores.

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como a manteiga, gema de ovo, fígado, entre outros, mas a sua principal fonte é a luz solar

Fonte: Saúde na Internet

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt