Os riscos para a saúde associados a três variedades de milho transgénico, que já receberam aprovação para a comercialização na UE, foram revelados por investigadores franceses das Universidades de Caen e Rouen e do instituto de investigação CRIIGEN.
Os investigadores tiveram acesso a dados de testes confidenciais, os mesmos testes que permitiram a autorização das variedades de milho geneticamente modificado MON810, MON863 e NK603. Porém, a contra-análise efectuada pelos investigadores franceses revelou resultados muito diferentes.
O consumo destes OGM é associado a riscos diversos, sobretudo ao nível do fígado e dos rins, bem como do coração e das glândulas supra-renais.
As três variedades de milho geneticamente modificado apresentaram resíduos de pesticidas que estarão presentes na alimentação humana e nas rações animais, colocando em risco a saúde pública.
Para os investigadores o cultivo e a importação destes OGM devem ser proibidos imediatamente. Eles também defendem que devem ser realizados mais estudos para avaliar os efeitos a longo prazo, em várias gerações e várias espécies de animais, para se chegar a conclusões válidas sobre o efeito dos OGM.
O CRIIGEN denunciou também as agências europeias de segurança alimentar por terem considerado os produtos em causa como estando livre de riscos, baseados apenas em 90 dias de testes com ratos de laboratório.
Fonte: Esquerda.net