07 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Novo método para conservação de alimentos embalados
2010-01-05
Qualfood

Um método de conservação de alimentos “revolucionário”, baseado no tratamento dos materiais de embalagem por alta pressão, foi recentemente desenvolvido no Instituto Tecnológico de Embalagem, Transporte e Logística (ITENE), em Espanha.

De acordo com o ITENE, trata-se de um sistema de conservação menos agressivo com os alimentos que os métodos actualmente utilizados, além de ser mais eficaz contra as enzimas e os microrganismos patogénicos que deterioram os alimentos.

O ITENE está também a tentar identificar quais os materiais de embalagem mais adequados para aplicação das altas pressões, não descurando o cumprimento da legislação europeia aplicável às embalagens alimentares.

O tratamento por altas pressões (HPP) de alimentos já embalados apresenta diversas vantagens, quando comparado com o tratamento por HPP de alimentos não embalados.

Os alimentos embalados e tratados por HPP não requerem um posterior embalamento asséptico, o que constitui uma vantagem económica e também a nível da segurança alimentar.

Este tratamento permite ainda a utilização de embalagens flexíveis, pois estas suportam as deformações decorrentes do processo e transmitem facilmente a pressão aos alimentos nelas contidos.

Fonte: Consuma Seguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt