09 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Selénio protege homens contra diabetes
2010-03-24
Qualfood

Um estudo realizado da Universidade de Montpellier, em França, revela que, nos homens, as concentrações de selénio no plasma estão associadas a um menor risco de disglicemia (níveis altos de glicemia em jejum).

O papel do selénio no controlo da diabetes tem sido um tema controverso, uma vez que alguns estudos sugerem que aumenta o risco da doença, enquanto outros referem um efeito protector da doença.

O estudo da Universidade de Montpellier, liderado por Tasnime Akbaraly, contou com a colaboração de 1.162 homens e mulheres saudáveis durante um período de 9 anos. Ao longo da investigação foram avaliadas as concentrações plasmáticas de selénio e a incidência de disglicemia nos pacientes.

Os resultados das análises indicaram que maiores concentrações de selénio no plasma apontaram para um menor risco de os pacientes desenvolverem disglicemia.

No decorrer do estudo, ocorreram 127 novos casos de disglicemia, 70 registados em homens e 57 em mulheres.

Segundo a líder da investigação, permanece ainda desconhecida a razão pela qual o efeito protector do selénio parece ser mais evidente nos homens, mas poderá ter a ver com o facto de as mulheres, já antes do início do estudo, terem mais atenção à sua dieta e, também, com o diferente modo como o metabolismo do homem e o da mulher processam o antioxidante.

O selénio é um mineral essencial, com grande capacidade antioxidante, e fundamental na prevenção de várias doenças. Este pode ser ingerido através de pão, cereais, pescado, carnes e ovos.

Fonte: ALERT

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt