A criação de novos produtos derivados de subprodutos vegetais, principalmente de alcachofra, é o principal objectivo de um projecto que está a ser desenvolvido pelo Centro de Investigação e Tecnologia Alimentar (CITA), em Rioja no norte de Espanha.
Com este projecto, os investigadores do CITA pretendem descobrir formas de empregar estes subprodutos, como novas fontes de fibras alimentares, no enriquecimento de produtos cárnicos e de gelados.
O projecto denominado “valorização de subprodutos de alcachofra para a elaboração de novos produtos e utilizações alimentares”, surgiu da constatação de que, os produtos enriquecidos com fibras apresentam um valor adicional, uma vez que são muito procurados pelos consumidores, e pela quantidade bastante elevada de subprodutos de alcachofra produzidos pela indústria alimentar.
Actualmente, os subprodutos de alcachofra são utilizados para alimentação animal ou rejeitados. Porém, estes subprodutos são óptimas fontes de fibras, pelo que é importante que sejam aproveitados, uma vez que podem ser muito benéficos para a alimentação humana.
Fonte: Consuma Seguridad