10 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Chá verde protege cérebro do envelhecimento
2010-06-02
Qualfood

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) revela que o consumo de chá verde atrasa o processo de envelhecimento cerebral, diminuindo os danos neurológicos e a perda de memória associada.

O objectivo deste estudo era, de acordo com o comunicado enviado à imprensa, perceber o efeito do consumo regular de chá verde nas alterações provocadas pelo envelhecimento no hipocampo, uma região do cérebro envolvida na formação da memória.

A equipa estudou ratos velhos com 19 meses de idade, que ingeriram chá verde diariamente desde os 12 meses, comparando-os depois com dois grupos de controlo que não consumiram chá verde: um composto por ratos da mesma idade e o outro grupo que integrava ratos mais jovens.

Os resultados do estudo demonstraram que os animais que consumiram chá verde foram menos expostos ao stress oxidativo, acumularam menor quantidade de lipofuscina (pigmentos que se formam nas células quando estão a sofrer alterações degenerativas) nas células do sistema nervoso central.

Para além disto, obtiveram melhores resultados nos testes de aprendizagem e memória espacial do que os ratos dos grupos de controlo.

Estes investigadores acreditam que os efeitos neuroprotectores do chá verde na formação do hipocampo se devem à elevada concentração de catequinas, polifenóis com forte actividade antioxidante.

Os ratos estudados beberam, por dia, uma quantidade equivalente ao consumo de aproximadamente meio litro de chá verde no homem, pelo que os autores aconselham o “consumo regular desta bebida quando incluída numa dieta normal e equilibrada”.

Fonte: Universidade do Porto

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt