10 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Utilização de leite na alimentação de suínos
2010-07-05
Qualfood

A eficácia da utilização do soro de leite integral na alimentação de suínos é muito questionada pelos responsáveis por explorações pecuárias.

Segundo uma pesquisa realizada recentemente pela Embrapa, a utilização do soro, resultante da produção de queijo, é totalmente recomendada, uma vez que apresenta grande potencial.

O soro apresenta alto valor nutritivo e óptima palatabilidade, sendo consumido voluntariamente em grandes quantidades", revela o estudo.

O soro de leite para alimentação dos suínos pode ser utilizado na forma integral, desidratado (resultando no soro de leite em pó), parcialmente desidratado (soro de leite condensado), ou ainda sofrer a extracção da lactose, destinada principalmente ao consumo humano.

"O soro pode ser fornecido principalmente a suínos em fase final do crescimento e a porcas em gestação", afirma o estudo.

Vantagens:

- É um alimento altamente nutritivo, com digestibilidade da proteína superior à do milho e à do farelo de soja;

- Poderão ocorrer melhorias na qualidade da carcaça com a utilização do soro, desde que seja fornecido juntamente com uma dieta adequadamente balanceada;

- Poderá ocorrer redução substancial no custo da alimentação com a utilização do soro.

Desvantagens:

- Caso as instalações não permitam o fornecimento automático do soro, há um aumento da mão-de-obra;

- Maior humidade no ambiente: com isso, aumenta o desconforto dos animais na época fria;

- Pode aumentar a ocorrência de mortes de animais próximo à idade de abate, por torção do mesentério (em função da alta produção de gases no intestino) e pela síndrome das vísceras hemorrágicas.

Fonte: Gessulli Agribusiness

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt