11 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
EFSA reavalia aditivos para alimentação animal
2010-07-16
Qualfood

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou recentemente o seu primeiro parecer sobre a segurança e a eficácia de aditivos para alimentação animal.

Porém, o Painel FEEDAP da EFSA está a reavaliar todos os aditivos actualmente existentes no mercado, em conformidade com a legislação da União Europeia (UE) sobre aditivos para uso na alimentação animal.

O objectivo do trabalho é garantir que todos os aditivos na Europa são re-avaliados seguindo as mesmas directrizes actualizadas tendo em conta os mais recentes desenvolvimentos científicos.

O Painel avalia o potencial impacta dos aditivos na saúde animal e humana e no meio ambiente.

São também testados todos os aditivos alimentares que contêm microrganismos quanto a possível resistência aos antibióticos utilizados na medicina humana e veterinária.

Uma das reavaliações, que se centra na segurança e na eficácia do Cylactin®, um aditivo utilizado na alimentação de frangos de engorda, já se encontra completa. Cylactin® é um aditivo microbiano que é uma cultura de uma estirpe de bactérias lácticas (Enterococcus faecium), que tem tido uma história de uso em animais e seres humanos.

A conclusão do Painel, relativamente ao Cylactin®, é que este é eficaz como um aditivo usado para frangos de engorda e que não há evidência que a sua utilização resulte em efeitos adversos para os animais alvo, a saúde humana ou o meio ambiente.

Fonte: ASAE

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt