12 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Novo dispositivo permite detecção de substâncias de interesse alimentar, bioquímico e ambiental
2010-10-22
Qualfood

Um dispositivo para detecção de substâncias de interesse alimentar, bioquímico e ambiental, foi recentemente desenvolvido e patenteado por investigadores de duas universidades de Espanha.

A equipa acredita que este dispositivo será um grande impulso para uma nova geração de sensores electroquímicos.

A utilização de sensores eletroquímicos já é bastante conhecida no sector clínico (por exemplo, medidores de glicose utilizados por diabéticos), mas está muito limitada aos componentes de interesse médico. Estes dispositivos nunca foram implementados em outros sectores, como o alimentar ou o ambiental, devido à sua baixa selectividade e as dificuldades envolvidas na criação de nova fase de detecção para uma ampla gama de produtos.

A tecnologia patenteada baseia-se num método de depósito electroasistido de camadas de sílica impressas molecularmente sobre diferentes eléctrodos que actuam como filtros com elevada selectividade na detecção de moléculas de interesse.

A principal vantagem do novo dispositivo está na elevada selectividade na detecção de um analíto (composto) concreto presentes numa mistura complexa com um elevado número de interferentes.

Este novo dispositivo poderá ser ajustado para avaliar diversos componentes dos alimentos (resveratrol, citotoxinas, alcalóides, pesticidas, vitamina C, ácido fólico, vitamina B12, vitamina B5, etc.). A nível ambiental, poderá ser utilizado na medição de poluentes, avaliação da qualidade da água, avaliação da presença de patogénicos ou da exposição a produtos químicos, entre outros.

Fonte: Agrodigital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt