13 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Família internada devido à ingestão de cogumelos
2010-11-23
Qualfood

Quatro pessoas, pertencentes à mesma família, foram internadas na passada sexta-feira, no hospital de Bragança, com um quadro de gastroenterite, devido à ingestão de cogumelos venenosos, revelou fonte do Centro Hospitalar Nordeste (CHNE).

Entre as vítimas encontra-se uma criança de cinco anos, que foi transferida de helicóptero, no domingo à tarde, para o hospital pediátrico de Coimbra, devido ao agravamento do seu estado de saúde. A criança foi ontem submetida a um transplante hepático.

A espécie de cogumelos ingerida pela família é “entre as más, a pior de todas”, referiu a investigadora que analisou exemplares servidos na refeição que deu origem à intoxicação.

Segundo Anabela Martins, investigadora na área da micologia do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), esta espécie “é altamente tóxica e mortal se não for atacada rapidamente”.

A espécie em causa, que dá pelo nome científico de Manita Phalloides, é de cor verde, mas pode apresentar também um tom amarelado.

A investigadora Anabela Martins deixa um alerta a todas as pessoas: “Se não tiverem certeza, mesmo que seja parecido [com uma espécie boa] não comam! Na dúvida deitem fora!”

Fonte: Diário Digital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt