13 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Novo teste para detecção de Salmonella em aves e ovos
2010-12-07
Qualfood

Um novo teste para detecção de Salmonella em aves e ovos, que se prevê que consiga produzir resultados mais rápidos e precisos do que a maioria dos testes disponíveis actualmente, foi recentemente desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos da América (EUA). A equipa afirma que a abordagem permitirá aumentar a qualidade dos ovos, evitando falso-positivos.

O método de teste mais utilizado para detecção de Salmonella pode levar até cinco dias para produzir resultados. A nova investigação permite que cientistas usem um processo conhecido como Reacção em Cadeia da Polimerase (PCR), que pode reduzir o tempo de teste para entre 5 e 12 horas.

Já se encontram disponíveis há alguns anos testes baseados na técnica de PCR para pesquisa de Salmonella, mas os métodos actuais, muitas vezes produzem resultados falso-positivos, pois não fazem qualquer distinção entre células viáveis e não viáveis. Somente células viáveis de Salmonella provocam a salmonelose.

A pesquisadora Azlin Mustapha modificou o teste de PCR pela adição de um corante à amostra de teste. O corante é absorvido pelas células não viáveis, o que leva o teste de PCR a ignorá-las. A modificação de Mustapha permite que os cientistas utilizem o teste de PCR para tirar proveito da sua velocidade, selectividade e sensibilidade, evitando falso-positivos através da diferenciação entre as células viáveis e não viáveis.

O reduzido tempo de testes permite às empresas ter resultados precisos antes que um produto seja colocado no mercado. Com os testes actuais, os alimentos podem chegar aos locais de venda antes dos resultados dos testes estarem disponíveis.

"Os transformadores e os consumidores vão beneficiar da rapidez e sensibilidade dos resultados do novo teste. Isto vai prevenir as empresas de transportar produtos contaminados e, assim, manter os produtos infectados fora do alcance dos consumidores", afirmou Mustapha.

Fonte: ISaúde

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt