13 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Cocktail de contaminantes em refeições para crianças
2010-12-17
Qualfood

Os menus tipos – com a recomendação do Ministério da Saúde –, para as crianças de dez anos, têm mais de 80 substâncias químicas potencialmente cancerígenas, apesar de cumprirem os critérios, revela uma análise realizada em França, pela Associação Geração Futura.

O estudo incidiu em diferentes supermercados de Paris e em produtos não biológicos, geralmente consumidos diariamente por crianças. Três referentes a refeições-tipo e uma a alimentos que compõem o lanche da tarde – incluíam cinco frutos e legumes frescos, três produtos lácteos, água e algumas guloseimas.

As refeições foram cuidadosamente analisadas por diferentes laboratórios acreditados pelas autoridades francesas e belgas. O objectivo era medir a presença de um determinado número de substâncias químicas, pesticidas, metais pesados e outros poluentes.

As análises comprovaram a presença de 80 substâncias químicas, onde cinco foram classificadas como cancerígenas, 42 são consideradas potencialmente prováveis e 37 susceptíveis de perturbar o sistema hormonal.

Para o pequeno-almoço, manteiga, chá e leite contêm apenas uma dezena de resíduos possivelmente cancerígenos, onde três são certos e vinte outros nocivos para o sistema hormonal. Já para o almoço, o estudo alerta para a presença de resíduos na carne picada, no atum de lata, pesticidas usados nos legumes e substâncias químicas na pastilha elástica. A água da rede revelou conter nitrato de clorofórmio, entre outros.

Por fim, para jantar, o bife e o salmão são mais ricos em resíduos químicos e neste caso, nem se consideraram os possíveis resíduos libertados por um prato de plástico aquecido no microondas.

Em quase a totalidade dos casos, os limites legais impostos pela Comissão da União Europeia e outras instâncias internacionais não foram ultrapassados – o que pode impor a necessidade de uma revisão, segundo acentuou a associação.

O estudo assinalou ainda que os riscos deste cocktail de contaminantes são subestimados e conclui que pode estar na origem do aumento de doenças cancerígenas.

Fonte: Ciência Hoje

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt