15 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Identificado marcador que permite controlar adulterações em azeites
2011-03-24
Qualfood

Um procedimento analítico, que recorre à eletroforese capilar e que propõe uma betaína como marcador de adulterações em azeites com óleos de sementes, foi desenvolvido e patenteado por um grupo de investigadores da Universidade de Alcalá, em Espanha. A principal vantagem do método é que só utiliza um composto (trigonelina) como marcador.

O método mais comum para adulteração de azeites consiste na adição de óleo de girassol ou óleo de soja, muito mais baratos, o que é expressamente proibido. A adulteração, além de uma fraude económica, supõe um risco para a segurança alimentar, pois existem óleos de matérias-primas, como a soja, que apresentam um conhecido potencial alergénico e que podem afectar a saúde dos consumidores. Por conseguinte, é de extrema importância o desenvolvimento de estratégias analíticas simples e económicas, que permitam detectar possíveis adulterações.

A investigadora Laura Sánchez, cuja tese de doutoramento foi sobre o procedimento analítico patenteado, explica que este foi o primeiro estudo que avaliou a capacidade das betaínas como marcadores selectivos de adulteração.

Com o novo procedimento é possível determinar a concentração de trigonelina em sementes se soja e girassol e respectivos óleos, o que permite estabelecer relações de rastreabilidade.

O estudo, publicado no Journal of Agricultural & Food Chemistry, revela níveis de concentração reduzidos ou ausência desta betaína em três variedades de azeitonas e em azeite virgem extra produzido com estas variedades, o que a torna num interessante marcador de adulterações em azeites com óleos de sementes e, por conseguinte, num valiosa ferramenta para os laboratórios de controlo de qualidade de azeites.

Fonte: Sinc

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt