16 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Novos testes para detecção de alimentos adulterados
2011-04-13
Qualfood

Um método de análise que permite detectar fraudes e irregularidades em produtos como carne e queijo, foi desenvolvido numa universidade holandesa. A universidade tenta agora estabelecer parcerias com indústrias e instituições governamentais para desenvolver mais testes.

O primeiro teste, desenvolvido pelo RIKILT (Instituto de Segurança Alimentar da Universidade de Wageningen, na Holanda), que permite diferenciar ovos biológicos de ovos comuns já se encontra disponível. O método funciona através da leitura de determinados componentes do ovo, como se de uma "impressão digital" se tratasse. Esta leitura é feita recorrendo à cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).

Os investigadores tentam agora expandir a utilização desta técnica para outros sectores alimentares, através de parcerias com indústrias e entidades governamentais, interessadas em testes projectados para produtos específicos.

Os investigadores explicam que, por exemplo, se uma empresa de lacticínios pretender um teste para avaliar se o leite que utilizam é biológico, o RIKILT trabalhará directamente com a empresa para o desenvolver.

O RIKILT salienta que os primeiros resultados dos métodos utilizados para identificar leite biológico, presunto biológico, queijos com denominação de origem protegida (DOP) e manteigas e azeites com indicações geográficas protegida (IGP) já foram publicados e/ou apresentados à indústria.

Óleo de palma produzido de forma sustentável

A equipa do RIKILT iniciou recentemente o desenvolvimento de um teste para avaliar se o óleo de palma é produzido de forma sustentável. A universidade está a reunir as informações iniciais, das quais ainda não existem publicações.

No entanto, os investigadores necessitam de estabelecer parcerias, tal como estabeleceram para o desenvolvimento de outros testes, para assim poderem testar a eficácia do teste na prática.

A universidade também está desenvolvendo testes para diferenciar peixes de aquicultura de peixes selvagens, identificar a origem do tomate e da autenticidade da carne “halal”.

Fonte: Food Navigator

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt