Um produto que reduz em 80% a formação de acrilamida nos alimentos e em 98% a formação de hidroximetilfurfural (HMF) – dois compostos potencialmente cancerígenos, foi patenteado por uma equipa de investigação do Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC). O produto é incolor e não altera o aroma nem o sabor dos alimentos.
De fácil aplicação (apenas uma vaporização do produto), é o primeiro revestimento para produtos alimentares que inibe simultaneamente os dois compostos e que pode solucionar este problema que preocupa as agências de segurança alimentar há vários anos, garante a equipa de investigação.
A acrilamida e o HMF formam-se naturalmente a partir de reacções entre açúcares e aminoácidos durante a confecção dos alimentos. “A interacção entre açúcares e aminoácidos dá origem ao HMF, enquanto para a formação de acrilamida é indispensável a presença de um aminoácido específico, a asparagina”, explicou a investigadora do CSIC, Pilar Montero. “São compostos amplamente distribuídos nos alimentos que compõem a dieta ocidental, principalmente na superfície dos produtos fritos e assados”, acrescentou Montero.
O preparado desenvolvido pelo CSIC “é incolor e não altera o sabor nem o aroma dos produtos”, salienta o organismo de investigação. É constituído por uma mistura de água e produtos naturais, como fibras, antioxidantes, ácido láctico, extracto aquoso de chá de canela, entre outros. A sua aplicação é feita por vaporização na superfície do produto antes da confecção.
“Poder ser aplicado na superfície do produto também é uma vantagem económica, uma vez que requer menos quantidade de produto para se obter o mesmo efeito que com outros inibidores de acrilamida actualmente utilizados, que se aplicam no interior do alimento.” Os investigadores levantam também a hipótese de comercialização do produto como ingrediente para o consumidor final, que poderia aplicá-lo nos produtos como spray antes da confecção.
Fonte: Consuma Seguridad