17 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
México emite alerta sobre contaminação de carne
2011-07-25
Qualfood

Foi emitido uma alerta no México, devido à possível presença de bactérias perigosas em produtos cárnicos.

Segundo o Instituto Mexicano de Segurança Social, a humidade resultante da chuva ocorrida ultimamente, associada à falta de condições de higiene, multiplicam o risco de contaminação. Isto pode provocar infecções intestinais e graves problemas de saúde.

Uma das bactérias em causa é a Campylobacter. A infecção provocada por esta bactéria manifesta-se 2 a 5 dias após o consumo de alimentos contaminados. Neste caso, as vítimas apresentam sintomas como diarreia, dores abdominais, febre e perturbações ao nível do sistema nervoso.

Segundo o Instituto, outra das bactérias que está levantar alguma preocupação é o Clostridium perfringens, contaminante de produtos cárnicos confeccionados e que se multiplica na fase de arrefecimento e refrigeração. O Instituto afirma que esta bactéria ocorre normalmente no intestino e nas fezes animais e humanas.

O Clostridium botulinum - que provoca paralisia muscular, tonturas e desmaios, entre outros sintomas - também está a causar alguma preocupação.

O Instituto recomenda medidas de higiene rigorosas: lavar bem as mãos, cozinhar bem os produtos cárnicos, desinfectar os legumes e evitar o consumo de alimentos preparados na rua.

Fonte: CarneTec

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt