18 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Listeriose: 16 mortos por ingestão de meloas contaminadas nos EUA
2011-10-03
Qualfood

Dezasseis pessoas terão morrido devido à ingestão de meloas do Colorado com a bactéria Listeria monocytogenes, um dos mais graves surtos de contaminação alimentar de que há memória nos Estados Unidos.

Os Centers for Disease Control and Prevention (CDC), a agência reponsável pelo controlo dos medicamentos e dos alimentos, revelou que pelo menos 72 pessoas terão adoecido na sequência da ingestão das meloas. Dos 72 que ficaram doentes, 16 já faleceram.

Num comunicado colocado no seu site a 14 de Setembro, os CDC já tinham avisado os consumidores para não consumirem meloas provenientes da exploração Jensen Farms, no Colorado. Segundo a agência, as meloas contaminadas foram distribuídas por, pelo menos, 17 estados, entre os dias 29 de Julho e 10 de Setembro.

Até este momento, há mortes registadas no Colorado, Oklahoma, Novo México, Kansas, Missouri, Nebraska e Texas, e o número de mortos já ultrapassou um surto de salmonela em amendoins que, há três anos, matou nove pessoas.

A Listeria é mais mortífera do que outras bactérias como a Salmonella ou a E.coli, ainda que cause normalmente menos casos de contaminação. Ataca principalmente os indivíduos mais velhos, as grávidas e outras pessoas com os sistemas imunitários mais enfraquecidos. Os CDC dizem que a média de idades dos doentes deste surto é de 78 anos e que um em cada cinco que contraem a doença podem morrer.

Em declarações à revista Time, Robert Tauxe dos CDC disse que o número de casos e de mortes irá certamente aumentar nos próximos tempos, porque os sintomas da doença não aparecem de imediato e podem demorar até quatro semanas. "O longo período de incubação é um problema real", disse Tauxe. "As pessoas que ingeriram alimentos contaminados há duas semanas ou até há uma semana podem só manifestar sintomas da doença dentro de algumas semanas".

Fonte: RTP

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt