18 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Alface poderá ser vacina comestível contra a dengue
2011-10-12
Qualfood

A alface pode transformar-se numa arma contra a dengue. Cientistas brasileiros deverão estudar o uso da alface geneticamente modificada como vacina comestível contra a doença.

Segundo os especialistas, a técnica consiste na inoculação de partículas do vírus nas folhas da planta.

“Uma das dificuldades é que a pessoa não poderia comer uma salada e ficar imune à doença. Seria preciso controlar a quantidade exata de proteínas do vírus em cada folha”, explicam, acrescentando que para isso seria preciso criar e monitorizar condições de temperatura e luminosidade no plantação.

Actualmente, a equipa trabalha no desenvolvimento de teste capaz de diagnosticar a dengue até 24 horas, usando como reagente as folhas modificadas.

Ontem, o Ministério da Saúde Brasileiro anunciou que vai destinar verba aos municípios que apresentarem propostas inovadoras de combate à dengue. O órgão também informou que vai promover ações de capacitação rápida de 66 mil profissionais de saúde em todo País.

Fonte: O Dia

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt