21 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
UE rejeita estudo francês que aponta relação entre OGM e tumores
2012-11-29
Qualfood

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (Efsa, na sigla em inglês), uma agência da União Europeia, rejeitou definitivamente esta quarta-feira as conclusões do estudo francês de que os produtos transgénicos (OGM) do grupo Monsanto - o milho transgénico NK 603 e o herbicida Roundup - são tóxicos.

«As conclusões do estudo (...) não se apoiam em dados», declarou a agência na avaliação final do artigo do investigador francês Gilles-Eric Séralini, publicado a 19 de Setembro na revista Food and Chemical Toxicology - a pesquisa relançou a polémica sobre a suposta toxicidade dos transgénicos.

«As importantes omissões na concepção e metodologia [do estudo] implicam que as normas científicas aceitáveis não foram respeitadas e, consequentemente, não está justificado voltar a examinar as avaliações prévias sobre a segurança do milho geneticamente modificado NK603», destacou o comunicado da Efsa.

A agência europeia explicou que as suas conclusões são o resultado de avaliações distintas e independentes realizadas pelos seus especialistas e por seis membros da União Europeia, entre eles Alemanha, França e Itália.

Fonte: DD

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt