A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (Efsa, na sigla em inglês), uma agência da União Europeia, rejeitou definitivamente esta quarta-feira as conclusões do estudo francês de que os produtos transgénicos (OGM) do grupo Monsanto - o milho transgénico NK 603 e o herbicida Roundup - são tóxicos.
«As conclusões do estudo (...) não se apoiam em dados», declarou a agência na avaliação final do artigo do investigador francês Gilles-Eric Séralini, publicado a 19 de Setembro na revista Food and Chemical Toxicology - a pesquisa relançou a polémica sobre a suposta toxicidade dos transgénicos.
«As importantes omissões na concepção e metodologia [do estudo] implicam que as normas científicas aceitáveis não foram respeitadas e, consequentemente, não está justificado voltar a examinar as avaliações prévias sobre a segurança do milho geneticamente modificado NK603», destacou o comunicado da Efsa.
A agência europeia explicou que as suas conclusões são o resultado de avaliações distintas e independentes realizadas pelos seus especialistas e por seis membros da União Europeia, entre eles Alemanha, França e Itália.
Fonte: DD