22 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
"Portugal fora de perigo" no caso da carne contaminada com antraz
2014-07-04
Qualfood

DGS e as autoridades de saúde europeias estão a acompanhar a situação detectada na Hungria.

A Direcção-geral da Saúde (DGS) está em contacto com as autoridades de saúde da União Europeia para acompanhar o caso da carne contaminada com antraz, a bactéria do carbúnculo, que foi detectado no leste na Hungria.

Sem desvalorizar os riscos, Francisco George, director-geral da saúde, diz que não há perigo para Portugal. “O contacto com estas bactérias pode dar origem a uma doença grave, fatal, portanto é um problema que não pode ser ignorado, mas por agora não há riscos em Portugal”.

Apesar de ainda não existir qualquer indicação de medidas a tomar no contexto europeu, segundo Francisco George a situação está a ser acompanhada com atenção.

Na Hungria, cinco pessoas estão em observação por suspeitas de terem contraído a doença.

A bactéria foi encontrada em carne de vitela congelada. Suspeita-se que seja proveniente de animais abatidos ilegalmente numa exploração agrícola que, entretanto, já foi fechada.

Em comunicado, as autoridades húngaras garantem que não há perigo imediato para a saúde pública uma vez que já foram tomadas as medidas consideradas urgentes e necessárias.

Fonte: RR

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt