Manual de Rotulagem Alimentar foi apresentado, a 17 de novembro, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.
'Manual de Rotulagem Alimentar - Abordagem Integrada desde os Operadores Económicos ao Consumidor' é a primeira obra publicada em Portugal sobre esta temática.
Francesco Montanari, Luís Miguel Cunha e Ana Pinto de Moura são os autores da obra.
"A ideia de um Manual de Rotulagem Alimentar nasce, em primeiro lugar, da importância e do impacto que hoje a informação alimentar tem nas escolhas dos consumidores", explica à iALIMENTAR Francesco Montanari, um dos autores da obra.
Adianta que a rotulagem "é uma ferramenta essencial para que nós, consumidores, possamos fazer escolhas alimentares seguras, corretas para as nossas exigências nutricionais e conformes aos nossos princípios e valores religiosos ou éticos".
"Trata-se, portanto, de um instrumento que se enquadra no Objetivo 12 da Agenda 2030, incentivando padrões de produção e consumo mais sustentáveis. Daí a grande responsabilidade que cabe às empresas do setor alimentar cumprir, sejam essas empresas grandes ou pequenas", salienta Francesco Montanari.
Assim, vinca, este Manual "nasce também da constatação que, em Portugal, até hoje, não havia uma obra que, com uma abordagem simples, mas rigorosa, fornecesse as ferramentas para descodificar os rótulos dos produtos alimentares e compreender os mecanismos de uma legislação bastante complexa".
A sessão de apresentação contou com a moderação de Anabela Raymundo, do ISA, sendo que teve lugar uma alocução de Pedro Queiroz, Diretor-Geral da FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares.
Fonte: iAlimentar