05 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Desenvolvido biossensor que deteta milho geneticamente modificado
2024-03-13

Na China, cientistas utilizaram o sistema CRISPR-Cas12 para desenvolver um biossensor que permite detetar o MON810, uma variedade de milho geneticamente modificada resistente a insetos.

Para detetar o milho MON810 (a variedade geneticamente modificada resistente a insetos mais utilizada no mundo), investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da Informação de Nanjing, na China, utilizaram um tetraedro de DNA como suporte que melhorou a estabilidade e a eficiência das reações que ocorrem no elétrodo. O biossensor tem como alvo locais específicos do transgene, o que o torna mais preciso do que a reação em cadeia da polimerase quantitativa em tempo real.

Os testes confirmaram que a utilização do biossensor conduz a uma elevada especificidade, deteção rápida e resultados precisos, fornecendo soluções promissoras para a deteção in situ de culturas geneticamente modificadas.

De acordo com um artigo publicado no jornal Analytica Chimica Acta, este novo biossensor permite a deteção rápida, sensível e altamente específica de culturas GM.

Leia o artigo aqui.

Fonte: CiB - Centro de informação de biotecnologia

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt