A agência Britânica “Food Standards Agency” lançou um serviço de consultadoria pública sobre as regras de rotulagem dos alimentos, nomeadamente sobre a listagem dos ingredientes que são considerados alergénicos.
Esta listagem irá incluir alergénicos como os cereais que contêm glúten, amendoins e soja.
Actualmente, a isenção de alguns requisitos para a listagem dos ingredientes na embalagem dos alimentos, poderá significar que a presença de alguns ingredientes, incluindo os alergénicos, nem sempre é indicada.
As novas regras a UE irão melhorar os actuais requisitos da rotulagem e irão tornar obrigatório a listagem de certos alergénicos, incluindo nas bebidas alcoólicas. A rotulagem terá que fornecer uma informação clara acerca dos ingredientes que constituem os alimentos.
A listagem contém:
cereais contendo glúten, crustáceos, ovos, peixe, amendoins, avelãs, soja, leite, aipo, mostarda, sésamo, teores de dióxido de enxofre superiores a 10 mg/kg ou litro.As novas regras terminam com a “regra dos 25%”, onde os ingredientes individuais que compõem um ingrediente presente no alimento não necessitam de ser listados se o ingrediente presente no alimento for inferior a 25% do produto final.
No futuro, a listagem dos ingredientes será mais compreensiva, e a presença de alergénicos específicos terá que ser indicada.